quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Análise: Guernica



A pintura foi feita com o uso das cores preto e branco - algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista ao bombardeio da cidadezinha espanhola. Claramente em estilo cubista, Picasso retrata pessoas, animais e edifícios nascidos pelo intenso bombardeio da força aérea alemã (Luftwaffe), já sob o controle de Hitler, aliado de Francisco Franco.
Morando em Paris, o artista soube dos fatos desumanos e brutais através de jornais - e daí supõe-se tenha saído a inspiração para a retratação monocromática do fato.
Sua composição retrata as figuras ao estilo dos frisos dos templos gregos, através de um enquadramento triangular das mesmas. O posicionamento diagonal da cabeça feminina, olhando para a esquerda, remete o observador a dirigir também seu olhar da direita para a esquerda, até o lampião trazido ainda aceso sobre um braço decepado e, finalmente, à representação de uma bomba explodindo.
Esse quadro foi feito também com o objetivo de passar para os que vissem , o que ele estava sentindo , um vazio por dentro de si , um conflito , uma guerra consigo mesmo buscando resposta pra sua vida amorosa , e toda vez que ele via o quadro , pensava consigo mesmo , será que o meu problema é maior que essa guerra, ou tem mais importância para os outros , e naquele momento ele conseguia esquecer . (esse artigo foi escrito por mim , ignore).

1 comentários:

Luanna Santos disse...

D+! me quebrou um galhão na prova!

Postar um comentário